Adaptação ao berçário

Posted on terça-feira, 21 de setembro de 2010 |

Inauguramos este espaço para os papais, mamães e visitantes estarem por dentro dos cuidados desenvolvidos nos Berçários.
          A vinda da criança para o Berçário deve ser preparada, a separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superada em relativamente pouco tempo. 
      Devem-se procurar evitar grandes alterações durante esse período de adaptação: mudança de residência; retirada da chupeta ou das fraldas; mudança das mobílias do quarto da criança. O fato da criança chorar na hora da separação é frequente e nem sempre significa que ela não queira ficar na escola.
       A ausência do choro não significa que a criança não sinta a separação. Não é necessário encarar esse fato com ansiedade, pode até ser um bom sinal. Sempre que possível, é benéfico que seja a mãe a entregar a criança à educadora, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na Instituição. Não é recomendável deixar a educadora com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.Nunca saia “escondida” do seu filho. Despeça-se naturalmente.
      A sala do Berçário é um espaço que deve ser respeitado e a sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará com que as outras crianças “reclamem” a presença das respectivas mães. É importante ressaltar que a equipe do Berçário trabalha com crianças em grupo, procurando distribuir a sua atenção pelos diferentes bebês.
       Se os pais confiarem na Instituição e nos seus trabalhadores, sentirão segurança no momento da separação e, esse sentimento, será transmitido ao bebê, que suportará melhor a nova situação. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deverá ser respeitado. Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos).
       Nesta fase, é comum verificar-se, por parte do bebê, uma ambivalência de sentimentos: o desejo de autonomia e a sua necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.

(Fonte: Raquel Martins "Educacaodeinfancia.com")


Um comentário:

Unknown disse...

eu sou a tia da Yasmin moro em Taubate e adorei ver a alegria dela na bola so gostaria que me enviasse a foto dela pra mim meu mail é euridesmelogenerale@yagoo.com.br muito obrigada e parabens a todo corpo docente.bjs a todas e parabens pelo dia da PROFESSORA..

Postar um comentário